menu

Image Map

05/10/2015

Medusa



Medusa na cultura grega era uma mulher de tamanha beleza que até os deuses a desejavam, mas medusa por escolher ser sacerdotisa da deusa Atena, tinha que cumprir seu voto de castidade eterno, então nenhum homem ou deus poderia possui-lá.

 Mas Poseidon não respeitou o voto de medusa, tomado pelo desejo de ter a beleza de medusa para si ele a violentou  dentro do templo de Atena e assim não pode cumprir seu voto de castidade.


A fúria da deusa Atena foi imensa, não pelo ato violento de Poseidon mas onde esse fato ocorreu. Atena era a deusa da guerra e da sabedoria em batalha .Era uma imagem de força e bravura para os gregos, mas para Atena não foi Poseidon que lhe ofendeu, Atena castigou Medusa.

Na primeira parte do castigo de Medusa, Atena roubou-lhe sua beleza, e sua juventude .Medusa já não era bela, sua pele ressecada e cheia de rachaduras e seu corpo murchando Medusa era a mulher mais feia da Grécia. Mas não acaba aqui seus cabelos lisos e macios se transformavam em cobras, então chegou a pior parte do castigo Medusa seria isolada da sociedade, não poderia se relacionar com ninguém, pois, aquele (a) que olhar nos olhos de Medusa se viraria  em pedra .



A transformação de medusa estava quase complete, Medusa se transformara em uma górgona uma criatura Temidas tanto por mortais quanto por imortais.


Muitos guerreiros queriam enfrentar Medusa para conseguirem o que eles chamavam de a arma mais poderosa do mundo, a cabeça de medusa, mas o jardim de estátuas de medusa foi crescendo com cada guerreiro que tentava conquistar a sua cabeça, proeza que só um guerreiro conseguiu, o herói Perseu  filho de Zeus, incumbido de eliminá-la, cortou-lhe a cabeça e a consagrou a Atena. Esta passou a trazê-la representada em seu escudo, de forma que quando seus inimigos o olhavam, eram imediatamente transformados em pedra.

 Depois de decapitada, do sangue que jorrava de seu pescoço, nasceram o gigante Crisaor e o cavalo Pégaso, frutos de sua união com Poseidon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".