menu

Image Map

05/10/2015

Dragão chines



 O dragão na cultura chinesa é anterior a sua escrita, o mandarim, sendo bastante cultuado até os dias de hoje. O Dragão Lung é um símbolo nacional chinês, graças a sua tradição milenar. A sua presença encontra-se presente de inúmeras formas na cultura chinesa, seja expressa em monumentos turísticos, tais como a Muralha da China, com a sua forma sinuosa de uma serpente, e o Tempo do Imperador, com as suas esculturas de dragão, na arquitetura urbana e em manifestações comemorativas, a exemplo das festividades do ano do Dragão, e festas populares.


 Na antiga sociedade chinesa, o Dragão Lung era responsável pela previsão do tempo, uma vez que, simbolicamente, ele era considerado como o "Senhor das chuvas e das tempestades", representando assim, a fertilidade dos campos, mesmo que, ele pudesse ocasionar algumas eventuais tempestades e enchentes¹, com o excesso de chuvas. Mas, com certeza, este dragão é envolto de uma atmosfera positiva, adorado pelo povo chinês, pois, os chineses acreditam que ele age em prol deles, da prosperidade da China.



 Geralmente, no interior da cultura oriental, os dragões orientais desempenham as funções divinas e mágicas sendo considerados como deuses. Na mitologia chinesa, os Dragões Lungs, dividem-se em quatro tipos: "Celestiais, Espíritos da terra, os Guardiões de tesouros e os Dragões Imperiais". 

 O dragão chinês é uma criatura surda. Em virtude da sua deficiência auditiva, por compensação natural, seus olhos tem um poder extraordinário, sendo dotado de uma visão aguçadíssima. Ainda no aspecto físico, os dragões chineses se diferenciam dos demais dragões,pois eles se encontram num patamar evolutivo diferenciado, As espécies chinesas, com a exceção de Chib Lung ou Li Lung, não tem asas, mas viajam de lugar em lugar pelas nuvens e apresentam uma personalidade  benéfica e amigável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".