menu

Image Map

05/10/2015

Ciclopes



 O nome ciclope significa ''olho gigante'' eles são gigantes imortais, alguns deles possuem apenas um olho no meio da testa estes eram senhores dos relâmpagos, dos raios e trovões, sua violência bruta é semelhante as erupções vulcânicas. Tendo provocado a cólera de
Apolo com a morte de Asclépio, foram eliminados pelo filho de Leto os dois olhos correspondem para o homem um estado normal, três a uma clarividência extraordinária, um só revela um estado primitivo e sumário de capacidade intelectual o único olho no meio da fronte trai uma recessão da inteligência e a carência de certas dimensões.

 Os ciclopes mais novos chamava-se nova geração e possuíam apenas um olhos na testa porem, eram pastores e viviam numa ilha chamada hypereia conhecida pelos romanos como sicília. Eles nasceram do sangue de urano que espirrou sobre a terra, assim houve três raças de ciclopes os urânios, sicilianos e os construtores.


 Os uranos: Filhos de gaia e urano eram Brontes, Estéropes e Arges são os ciclopes mais antigos entre os demais. Quando eles nasceram eram possuidores de grandes poderes então seu pai urano os trancaram no interior da terra junto com seus irmão Hecatônquiros, gaia indignada pelo destino de seus filhos pediu para que eles ajudassem seus irmãos na batalha para tomarem o poder do pai. Porem depois de tudo cronos voltou a aprisiona-los  novamente para no abismo do Tártaro.Algumas vezes, os titãs Zeus, Poseidon e Hades, libertava os ciclopes com a intenção de tê-los como aliados na guerra contra Cronos e os titãs. Os ciclopes, como bons ferreiros, forjavam armas mágicas e poderosas: Zeus recebeu raios e relâmpagos, Poseidon recebeu um tridente capaz de provocar terríveis tempestades e Hades um capacete da invisibilidade.quando os ciclopes já eram considerados ministros e ferreiros permanentes de Zeus, o grande deus percebeu uma ameaça no médico Asclépio, filho do deus Apolo, que conseguia fazer ressuscitar os mortos. Para que isso não causasse qualquer impacto com a ordem do mundo, Zeus decidiu exterminá-lo. Ofendido com a ira de Zeus sobre seu filho Asclépio, Apolo decidiu matar os ciclopes que fabricavam os raios de Zeus. Há outras versões sobre o desaparecimento dos ciclopes.

 Os construtores:  Eles eram provenientes do território da Lícia. Eram possuidores de  grande poder físico mais não utilizavam de violência. A eles eram dados trabalhos muito pesados que nenhum humano conseguiria realizar facilmente. Esses Gigantes se colocaram a serviço de heróis lendários,como Preto, na fortificação de Tirinto, e Perseu, na construção da fortaleza de Micenas.

 Os sicilianos: Eles são retratados na odisseia de Homero como, criminosos arrogantes que habitavam o sudeste da sicília. Eles não se importavam muito com a agricultura e invadiam pomares cultivados quando procuravam por comida, eram habitantes de cavernas e cada um vivia com sua esposa e seus filhos cuja educação era feita de forma arbitraria por as vezes consumirem carne humana eram considerados seres sem lei e sem moral. De acordo com  Virgílio e Eurípedes, os ciclopes eram assistentes de Hefesto e trabalhavam com ele dentro dos vulcões no Monte Etna na Sicília, como também em outras ilhas próximas. Sendo ferreiros, eles trabalhavam para os deuses e heróis, forjando armas. O poder dos ciclopes era tão grande, que a Sicília e outros locais mais próximos conseguiam ouvir o som de suas marteladas enquanto trabalhavam na forja. Devido ao aumento da população de ciclopes, sua moradia teria sido remanejada para a parte sudeste da SicíliaEsses ciclopes também fizeram parte de uma das lendas de Ulisses mais isso fica para um outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".