menu

Image Map

30/09/2015

Tetis e Febe


 Tétis é casada com oceanus e considerada simbolo do poder e da fertilidade feminina do mar, ela é mãe de mais de três mil rios assim como das quarenta e uma oceânidas personificação dos riachos, fontes e nascentes. Tétis personifica a fecundidade da água que alimenta os corpos e forma as seivas e a vegetação.


 Têtis criou Hera que havia sido lhe confiada por Reia durante as lutas entre  Zeus e cronos, Por gratidão mais tarde a esposa de Zeus ajudou oceanus e Tétis a se reconciliar pois haviam se desentendido. Ela habitava as extremidades do ocidente alem do país das hespérides onde toda tarde o sol se deitava. Ela costuma ser  representada como uma mulher jovem, de aspecto sábio que passeia pelo mundo numa concha de marfim, puxada por cavalos brancos.
 Seu nome Tétis é o mesmo, em português, que sua neta, a nereida Tétis, filha de Dóris (uma das oceânides) e mãe de Aquiles; porém em grego os nomes são diferentes: a titânide se escreve Τηθύς (tethys) e a nereida Θέτις (thetis) .




  Febe também conhecida como a ''Luminosa''  é considerada a titânide mais bela ela é considerada  a primeira deusa da lua  relacionada com as noites de lua cheia. Ela se uniu ao irmão Ceos e teve uma filha chamada Leto, que seria um dos amores de Zeus e daria à luz dois importantes deuses gregos: Apolo e Ártemis.Astéria, por sua vez, fecundou e gerou Hecate, que para o orgulho da avó, foi sempre uma talentosa deusa da magia e das encruzilhadas!
  Febe é confundida com sua sobrinha Selene (filha de Hipérion e Téia), e também com suas netas Ártemis e Hécate..Ela é uma antiga deusa da profecia e a terceira a presidir o oráculo de Delfos, após Gaia (sua mãe) e Têmis (sua irmã). Mais tarde deu o oráculo a seu neto Apolo como presente de aniversário. Por tudo isso Febe, apesar de brilhante, era considerada uma deusa de mistérios e segredos.




 Bom queridos amigos estamos começando as titânides boa leitura a todos e uma boa tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".