menu

Image Map

30/09/2015

Temis, Reia,Teia e Mnemosine



 Têmis a segunda titânide mais velha possui muitos nomes, mais apenas uma forma. 
Conhecida como deusa da justiça  humana era invocada por pessoas que faziam juramentos, mais ela era só a representação da justiça por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Dice cujos romanos chamavam de deusa justiça.  Na imagem  desta deusa ela  empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e uma cornucópia; mas não é representada segurando uma espada. Filha de urano e gaia esta titânide é considerada a personificação da ordem e dos direitos divinos. Os romanos a chamavam Justitia e foi a segunda esposa de Zeus, após este desposar Métis e antes de se casar com Hera,  com Zeus, ela deu à luz as Horas e as Moiras. Têmis era também considerada a deusa da profecia e apos gaia ocupou o trono de Delfos que mais a frente foi retirado por apolo depois de matar a serpente píton tomando posse do trono. No Monte Olimpo possuía duas funções principais: convocava e dissolvia a ''Agora'' e presidia os banquetes.




 Téia também conhecida como a divina ou Euryphaessa (reluzente). É a titânide da visão, da luz e do céu claro e azul. Desposou seu irmão Hipérion e com ele teve três filhos Hélios (o Sol), Selene (a Lua) e Eos (a Aurora) os três passaram a ajudar o pai quando ele adoeceu e não mais podia trazer o dia e a noite sozinho. Por extensão, é igualmente a deusa que dotou o ouro, a prata e as pedras preciosas do seu brilho e valor.Hesíodo dá uma origem primordial a Téia, como a primeira das titânides, filha de Gaia (a terra) e Urano (o Céu). Na  pelásgica do mito, ela é filha de Eurínome, a deusa criadora, e governa o Sol.
Píndaro glorifica Teia em sua Quinta Ode Ístmica:
Mãe do Sol, Teia de muitos nomes, em tua honra os homens honram o ouro como mais poderoso que qualquer outra coisa; e por meio do valor que tu lhes dás, ó rainha, navios combatem no mar e parelhas de cavalos rodopiam em disputas maravilhosas.


Mnemosine é a titânide da memoria das lembranças das palavras e da linguagem. Ela
e considerada uma das mais poderosas titânides pois naquela época a memoria
era um dom que nos diferenciava das outras criaturas, o dom que nos permite 
raciocinar para prever e antecipar resultados. Filha de urano e gaia Mnemósine foi praticamente esquecida o que é ate um pouco irônico, hoje é mais lembrada por seu casamento com Zeus, pois de um único parto ela deu a luz as musas deusas das artes e da literatura como a poesia, a musica e a dança. Mais ela regia os oráculos subterrâneos e foi muito importante para a cultura grega, pois, quando a escrita era inexistente, a memória era necessária para que os mitos e histórias fossem passados de geração em geração.

 Reia é considerada a titânide da fertilidade feminina da maternidade e da reprodução. Ela é também chamada como a deusa que deu a mulher a capacidade de fertilidade através da menstruação e o leite capaz de alimentar os nascidos. Filha de urano e de gaia ela se tornou esposa de cronos se tornando rainha dos céus e dos titãs. Na mitologia romana é identificada como Cibele uma das manifestações da Deusa mãe. Com cronos ela teve 6 filhos  Deméter, Hades, Hera, Hestia, Posídon e Zeus, na teogonia de Hesíodo. Por ser mãe de todos os deuses do Olimpo, é conhecida como Mãe dos Deuses.
 Devido a um oráculo de Urano, que profetizara que Cronos seria destronado por um dos filhos, este passou a engolir todos os filhos assim que nasciam. Reia decidiu que isto não ocorreria com o sexto filho. Assim, quando Zeus nasceu, Reia escondeu-o numa caverna no Monte Ida em Creta ao cuidado dos assistentes curetes posteriormente sacerdotes e, no lugar do filho, deu a Cronos uma pedra enrolada em panos. Cronos engoliu-a, pensando ser o filho. Há varias versões sobre quem criou Zeus. Alguns relatam que ele foi criado por Gaia; outros, por uma ninfa (Adamantéia ou Cinosura); segundo uma outra versão, foi nutrido por uma cabra (Amalteia). Ao atingir a idade adulta, Zeus destronou o pai, forçou-o a vomitar os irmãos e assumiu o Olimpo.
Seguindo a ascensão do filho Zeus ao status de rei dos deuses, ela contestou uma parte do mundo e acabou refugiando-se nas montanhas, onde cercou-se de criaturas selvagens.  Geralmente, é associada a leões ou a uma biga puxada por leões.
Na Ásia Menor, era conhecida como uma deusa terrestre, sendo venerada com ritos orgíacos. O nome significa "fluxo", aparentemente em referência à menstruação feminina, e "reconforto", talvez em referência aos partos fáceis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".