menu

Image Map

30/09/2015

Hiperion e Japeto



 Hipérion é um titã associado a luz ou o deus solar 0 titã sol, o que viaja pelo alto o fogo astral, sendo o quarto filho de urano e gaia ele desempenhou um papel secundário na era clássica nos escritos de Homero aparece como o epiteto do próprio sol. Hipérion tinha como esposa Teia ( visão profecia) ou senhora do éter ( o nome do blog), e com ele teve as maiores luzes do céu Eos ( o amanha), Helios ( o sol), e Selene (a lua).

Apos a Titanomaquia, Zeus lançou hiperion nos poços do tártaro junto com seus irmão mais ha também relatos de que eles de alguma forma haviam se libertado.
  Hipérion e seus irmãos são considerados deuses antigos, sendo responsáveis pela criação do homem. Presume-se que Hipérion deu ao homem o dom da visão por também ser chamado como aquele que vê de cima a esposa de hiperino Teia também é a titânide da visão reforçando a hipótese de que foram eles quem deram a humanidade este dom.

 Hipérion foi um dos quatro irmãos que conspiraram com Cronos para castrar seu pai Urano. Quando este desceu para se deitar com a Terra. Hipérion, 
CriosCeos e Jápeto, um em cada canto do mundo, seguraram o pai enquanto Cronos o castrava com uma foice. Os quatro titãs personificam os pilares que nas cosmogonias do Oriente Médio separam o céu da terra e, como pai do Sol, da Lua e da Manhã, Hipérion é sem dúvida o pilar do leste. Seus irmãos Coios, Crios e Jápeto representam, respectivamente, o norte, o sul e o oeste.






  Jápeto era o pilar do oeste, posição depois ocupada por seu filho Atlas.Jápeto, "o perfurador" pode também ter sido visto como o titã do tempo da vida humana e da mortalidade, principalmente da morte violenta e também está associado à habilidade artesanal.  O oeste e o ocaso eram associados com a morte e o mundo dos mortos seus filhos Prometeu e Epimeteu tiveram o papel de demiurgos, deuses artesãos criadores da humanidade e dos mortais. Não se conhece a forma humana deste dele, mas sua forma gigante é de um titã coberto de vegetação no lugar de pelos. Ele uniu-se a Clímene ou Ásia, filha de Oceano, e teve com ela quatro filhos: Atlas ("suportar"), Prometeu ("pensamento previdente"), Epimeteu ("pensamento tardio") e Menécio ("poder condenado", ligado à raiva e imprudência).
  Jápeto é considerado, junto com Cronos e Hipérion, um dos três filhos de Gaia e Urano cada um dos quais teria recebido um terço da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".