menu

Image Map

10/09/2015

Oceanus

 
Na Grécia oceanus era o representante das águas desconhecidas
 do atlântico também chamada ''Mar oceano'' enquanto Poseidon reinava no mediterrâneo. Oceanus era o titã mais velho podendo ter gerado todos os rios riachos e fontes existentes.


  Quando se uniu a sua irmã Tétis originaram-se as ninfas dos mares ou ocêanidas, entre elas Anfitrite, mãe de tritão, as nereidas os rios alem de todos os seres marinhos.

 Durante a Titanomaquia oceanus tal como prometeu e Têmis não se unirão aos seus irmãos contra os deuses olímpicos mantendo-se afastado do conflito. Diante da revolta do irmão contra urano ele se recusou a ser seu aliado mais teria ajudado Zeus a retirar seus irmãos da barriga de seu pai, sua filha metis conhecia todas as ervas da terra e confeccionou uma porção para fazer cronos regurgitar os irmão de Zeus que ele havia engolido.

 Vendo o futuro nefasto dos outros Titãs, aconselhou sua filha Estige a ficar  servindo  Júpiter, deste modo ela foi honrada. Suas inúmeras filhas são personificações da sabedoria e das leis que dominam o cosmos: Métis, o conhecimento; Tiké, a fortuna; e Plutó, a riqueza. As Néfeles, outras filhas suas, eram ninfas deusas das nuvens. Por isto os gregos apelidaram as nuvens de "Jardins de Oceano", pois consideravam que nasciam no horizonte ilimitado, a morada do deus.


      Por fim oceanus e Tétis passaram a representar o  fluir da vida.
 Hesíodo aconselhou: "não atravessem teus pés as magníficas correntes dos rios eternos. Antes, com os olhos cravados em seu curso, faz uma prece e lava tuas mãos nas águas frescas e límpidas. O rio e seu escoamento de água é a imagem da fertilidade e renovação, mas também de morte. A descida para o Oceano representa o reencontro das águas."

 O filósofo ainda dizia que nunca iremos penetrar duas vezes no mesmo rio. Se o rio corre, seu fluxo muda. Nunca tocaremos nas mesmas águas e também já não seremos os mesmos. A vida flui como um rio, tudo que passa não volta porque segue a correnteza. Tal qual Oceanus, temos de filtrar as nossas escolhas, ambientes, situações e sentimentos, pois o que fazemos de nossa vida irá tecer o nosso destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".