menu

Image Map

14/09/2015

Leviathan




O termo é hebraico: liwjatham, cujo significado é ‘’ animal que enrosca’’, sendo modificado pelo latim bíblico para leviathan. Também é conhecido como ‘’o monstro marinho’’ do caos primitivo e cujas origens remontariam a mitologia fenícia (velho testamento), na qual encarna a resistência oposta a deus pelos poderes do mal.



A imagem do 'Leviatã é retratada no livro de jó na bíblia  cristã Sua descrição na referida passagem é breve. Foi considerada pela Igreja Católica durante a Idade Média, como o demônio representante do quinto pecado, a Inveja, também sendo tratado com um dos sete príncipes infernais. Uma nota explicativa revela uma primeira definição: “monstro que se representa sob a forma de crocodilo segundo o antigo testamento’’ uma vez que se funde com outros animais”. Formas como a de dragão marinho, serpente e polvo (semelhante ao kraken) também são bastante comuns.




No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como:

 “Se alguém lhe tocar com a espada, essa não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha. Ele considera o ferro como palha, e o cobre como pau podre. A seta o não fará fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho. As pedras atiradas são para ele como arestas, e ri-se do brandir da lança” (Jó 41.26-29)ACF.

 Ao lado do Leviatã, no capítulo 40 do livro de Jó, aparece o Behemoth [9] (Jó 40:15-16, "Contempla agora o Behemoth, que eu fiz contigo, que come erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos e o seu poder, nos músculos do seu ventre." Bíblia JFA Revista e corrigida) Levanta sua cauda como (um ramo) de cedro, os nervos de suas coxas são entrelaçados; seus ossos são tubos de bronze, sua estrutura é feita de barras de ferro" (Bíblia Sagrada, 1957: 654). Existe uma lenda judaica que fala que Deus enviara Behemoth para matar Leviatã. Eles terão uma grande batalha, onde os dois morreriam, mas Behemoth sairia vitorioso por cumprir sua missão.
O Leviatã aparece na Bíblia sob a forma do maior dos animais aquáticos, como um crocodilo ou então na forma de um enorme peixe, uma baleia. O behemoth, como animal terrestre representado sob a forma de um hipopótamo. A origem histórico-mitológica de tais animais descritos na Bíblia é uma questão um tanto obscura. Ambos animais têm sido associados a algumas sagas, o leviatã talvez esteja associado a "Tiamat"(Deusa dragão babilônica).


Na União do céu e do inferno, Wiliam Blake escreveu:
"Debaixo de nós nada mais se via senão uma tempestade negra, até que, olhando para oriente, entre as nuvens e as vagas, divisamos uma cascata de sangue misturado com fogo, e próximo de nós emergiu e afundou-se de novo o vulto escamoso de uma serpente volumosa. Por fim, a três graus de distância, na direção do oriente, apareceu sobre as ondas uma crista incendiada: lentamente elevou-se como um recife de ouro, até avistarmos dois globos de fogo carmesim, dos quais o mar se escapa em nuvens de fumo. Vimos então que se tratava da cabeça do Leviatã a sua fronte, tal como a do tigre, era sulcada por listras de verde e púrpura. Em breve vimos a boca e as guelras pendendo sobre a espuma enfurecida, tingindo o negro abismo com raios de sangue, avançando para nós com toda a fúria de uma existência espiritual."
Conforme Jó 41:18-21, muitos também acreditam que o Leviatã pode ter sido um dragão:
18 Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva. 19 Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. 20 Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira. 21 O seu hálito faz acender os carvões; e da sua boca sai fogo escarlate.


 também já li um livro que dizia que deus criou leviatã como prova do seu poder, mais logo leviatã se enfureceu por ser apenas uma ferramenta e virou-se conta Deus e sumiu no Mar porém não lembro o nome do livro e não consegui acha-lo na net mais assim que achar acrescentarei ao post.

que os deuses lhes deem sabedoria e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".