menu

Image Map

30/09/2015

Os Titãs

  São 12 deuses que, segundo a historia, eles nasceram no início dos tempos eram os ancestrais dos futuros deuses olímpicos (como Zeus, Afrodite, Apolo...) e também dos próprios mortais. Os titãs nasceram da união entre     Urano, que representava o Céu, e Gaia, que seria a Terra.


 A nomenclatura titã é masculina e a feminina é titânideDos vários poemas gregos da idade clássica sobre a guerra entre os deuses e os Titãs, apenas um sobreviveu. Trata-se da Teogonia atribuída a Hesíodo. Esse e outros textos épicos contam que tais seres ajudaram na formação do mundo. 

 Urana fazia muitos filhos em gaia, mais como não se afastava dela, seus descendentes entre eles os titãs permaneciam presos em seu ventre. Gaia por sua vez insatisfeita com a situação incentivou um de seus filhos para que descepasse o órgão genital do pai fazendo com que ele se afastasse dela e este seria cronos que se tornaria o rei dos titãs.

  Alguns exemplos de titãs são OceanusCéos e Cronos. O primeiro é referente ao rio que circundava o mundo; o segundo é o representante da inteligência e o último foi quem tirou Urano do trono, tornando-se rei dos titãs. E entre as titânides estão Reia, que juntamente com Cronos e seus irmão, tornou-se rainha dos titãs, Tétis – representante do mar – e Mnemosine, que personifica a memória, além de ser mãe das Musas (outras entidades; são nove) com Zeus.

  Dessa primeira geração de titãs surgiram outros, que foram provenientes da união entre titãs e titânide. Na mitologia grega a união entre irmãos e parentes era um ato comum. 


Nomes dos titãs

- Ceo, titã da inteligência.
- Oceano, representava o rio que circunda o mundo.
- Crio, titã das manadas, do frio e inverno.
- Hipérion, titã da visão e do fogo astral.
- Lápeto, irmão de Cronos.
- Cronos, foi rei dos titãs que governou o mundo durante a Idade de Ouro.

Nomes das titânides:

- Febe, titânide da Lua.
- Mnemosine, personificava a memória.
- Reia, rainha dos titãs com Cronos.
- Témis, titânide das leis e costumes.
- Tétis, titã que personificava o mar e a fertilidade das águas.
- Teia, titã da luz e da visão.

Titanomaquia



 Na Mitologia Grega foi a guerra entre os Titãs (liderados por Cronos) e os Deuses Olímpicos (liderados por Zeus). A guerra pelo domínio do Universo durou 10 anos e foi vencida por Zeus (deus dos deuses) que conseguiu resgatar seus irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".